Blog

Odontologia Avança, Atua No Esporte E Alerta Para Proteção Bucal

Por NB - Odontologia - 08/05/2019
Odontologia Avança, Atua No Esporte E Alerta Para Proteção Bucal

A Odontologia vai muito além da clínica ou da estética. Na verdade, ela está presente em diversos setores e um deles é o que compreende as atividades esportivas. O professor Murilo Oliveira, cirurgião dentista e coordenador do curso na UNINASSAU Aracaju, explica que os protetores bucais têm evitado graves lesões que podem ocorrer nas atividades físicas de contato direto como artes marciais, boxe, karatê, judô, handebol, basquete e no futebol, esporte mais popular no Brasil. Ele explica que há diversos tipos de protetores disponíveis no mercado e recomenda principalmente o uso dos fabricados nos consultórios através do odontólogo.

“As pessoas precisam perceber que o uso dos protetores dificulta a ocorrência de traumas na face, o que pode acarretar graves problemas para quem for lesionado. Nesse sentido, acho importante informar que há vários tipos de protetores bucais no mercado, desde os pré-fabricados industrialmente até aqueles produzidos em consultório”, disse o professor. Ele explicou que o protetor pode ser especifico. “Algumas pesquisas cientificas mostram que ainda há resistência por parte dos atletas na utilização desses dispositivos, por conta da perda de rendimento respiratório alegado por eles”, ressaltou Murilo.

O professor deixa claro que o trauma não atinge apenas a dentição, mas pode comprometer os tecidos moles e cortar os lábios. Murilo observou que são partes sensíveis que podem ser afetadas causando complicações mais sérias para o traumatizado. Com o protetor, no entanto, ele atenta que por mais forte que seja a pancada poderá ocorrer um dano mínimo.

“Eu aconselho o protetor de silicone, feito no consultório com o odontólogo, que oferece maior segurança para o atleta. “A escolha é individual, no entanto como profissional me cabe orientar para o melhor”, alertou o professor.

Murilo afirmou que com relação ao uso de protetores ser um tema especifico discutido nos círculos de Odontologia, o curso da Uninassau Aracaju, abordará essa temática dentro das disciplinas de reabilitação oral. “Num futuro próximo será uma das especialidades da área, pelo crescimento da Odontologia”, observou o coordenador de Odontologia.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..